quinta-feira, julho 07, 2005

Ética...

Ética não é uma palavra mágica. Não basta evocá-la para possuí-la. “Ética na política”, “ética profissional”, “bioética”, “ética legal”... Não é uma palavra simples que se aplica deste ou daquele modo. A Ética é a própria instabilidade, complexidade, existencial. O universo de si, a consciência de si é, resolve-se em sua complexidade instável, no domínio da Ética. A Ética é o de si para e no mundo. A Ética é o domínio pertencente à dimensão psíquica do Ego. É o modo de um corpo existencial auto-instituir-se. A Ética não está escrita em um manual, em um livro definitivo. A Ética se define na práxis existencial cotidiana.

Primeira lição: não há justas medidas prontas quando o assunto em questão é a Ética.

Mas a complexidade do tema dá o tom do sabor do próblema. Filósofos, homens e mulheres, desde os gregos pelo menos vieram-se colocando diante da Ética.

64 Comments:

At qua. set. 14, 10:08:00 PM 2011, Blogger BRUNNA KARINE said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At qua. set. 14, 10:11:00 PM 2011, Blogger BRUNNA KARINE said...

A ética certamente tem sido imprescindivel nos dias atuais, seja ela aplicada na sociedade ou "apenas" no meio de trabalho como "arma" de alguns colaboradores, para o crescimento dentro das organizações.

 
At qua. set. 14, 11:37:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

 
At qua. set. 14, 11:37:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At qui. set. 15, 11:43:00 AM 2011, Blogger Cynthia junielle said...

pode se ver que Ética é respeitar o outro indivíduo nas suas difereças, religiosas, culturais e sociais, permitindo que este viva com dignidade... e sempre todo indivíduo teve ter consigo pra onde quer que esteja a ética em si. Ética é fundamental.

 
At qui. set. 15, 11:43:00 AM 2011, Blogger Cynthia junielle said...

ética pode se definir o estudo aprofundado da moral, já que esta pode se desvirtuar e, em alguns casos, passar a ser um mito adotado pelo sendo comum. A ética promove a reflexão acerca dos conceitos que a sociedade cria, e tenta estabelecer leis que norteiem os conceitos de bem e mal de forma impessoal e livre de influências do meio.

 
At qui. set. 15, 01:59:00 PM 2011, Blogger Eber Salomão de Oliveira said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At qui. set. 15, 02:06:00 PM 2011, Blogger Eber Salomão de Oliveira said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At qui. set. 15, 02:08:00 PM 2011, Blogger Eber Salomão de Oliveira said...

É preciso tomar ciudado!
Algumas pessoas fazer grandes discursos sobre ética, no entanto, quando esta se faz necessária o velho discurso de frases prontas simplesmente se perde.
Não seja mais um

 
At qui. set. 15, 11:23:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Vale lembrar que o melhor negócio que temos é nunca perder negócios. O grau de confiança está em jogo diariamente. Um deslize neste campo é mais grave que um erro técnico. Afinal a técnica pode recuperar um erro. Já a honestidade é uma obrigação, que se não cumprida precisará de mais provas do que uma engrenagem funcionando.

 
At qui. set. 15, 11:24:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Vale lembrar que o melhor negócio que temos é nunca perder negócios. O grau de confiança está em jogo diariamente. Um deslize neste campo é mais grave que um erro técnico. Afinal a técnica pode recuperar um erro. Já a honestidade é uma obrigação, que se não cumprida precisará de mais provas do que uma engrenagem funcionando.

 
At qui. set. 15, 11:25:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Outra importante questão que se relaciona com a ética é:

- Quanto vale a sua reputação ? Ou o que lhe custaria a corrupção da imagem de sua empresa ?

- Quanto vale para sua empresa saber que seus clientes confiam em seu produto e/ou serviço pois sabem que você é ético ?

 
At sex. set. 16, 07:59:00 AM 2011, Blogger Tati said...

E necessario abrirmos os olhos diante das situaçoes corriqueiras pois sempre temos a opção de usar ou não de etica em nossas situações, sendo assim sempre ficará a cargo de nossa conciencia sermos ou não eticos.Lembrando que etica tem tudo haver com honestidade.

 
At sex. set. 16, 11:36:00 AM 2011, Blogger Eber Salomão de Oliveira said...

Ultimamente bons costumes têm se perdido ao vento, pregam que as pessoas que trabalham com responsabilidade, confiança ou até mesmo com amor, são pessoas entituladas idiotas, pq afinal?

 
At seg. set. 19, 07:14:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

O mundo de hoje vive uns caos, e boa parte disso, pela falta de Etica de alguns autoridades as coisas acontecerem por não tomarem as providencias necessarias, infelismente assim que vivemos, muitos julgam organizações pelas faxadas, nos julgamos outros pela face, e esquecem que há Etica verdadeira so acontece no primeiro contato, na primeira palavra dita, estamos dentro de um quadrado sem Etica,hoje o que mais importa é o visual, ai já começa a falta de Etica de um ser humano, depois aconteçe outras atrocidades: condição finaceira, cultura, religião, meio social, julgamentos assim tem distanciados mais ainda uns dos outros, uns convive com muito riqueza, já outra parte vive numa grande pobreza uma grande distancia para um único povo num memo lugar .

 
At qui. set. 22, 09:18:00 PM 2011, Anonymous Luciana Flávia Valente Souza said...

Atualmente fica cada vez mais difícil ter uma postura ética num ambiente cada vez tão menos ético... mas mesmo em situações tão mais complexas que surgem e evoluem ao longo do tempo... ser ético além de mais difícil se torna cada vez mais necessário até para o sucesso profissional...

 
At qui. set. 22, 09:20:00 PM 2011, Anonymous Débora de Castro Oliveira said...

Ter ética é produtivo não só para quem recebe o comportamento ético mas tbm para quem o aplica, pois cada vez que formos éticos estamos plantando uma semente de frutos bons que voltarão para nós mesmos.. ou seja ser ético com o outro é também ser ético com vc mesmo..

 
At sex. set. 23, 09:41:00 AM 2011, Blogger Eber Salomão de Oliveira said...

Caramba Débora, que legal

 
At sex. set. 23, 10:01:00 AM 2011, Anonymous Wellen Karolyne Almeida Medeiros said...

A ética e adquirida através da educação que a família nos ensina.Cada ser humano tem um modo de pensar,e basta que cada individuo coloque em prática o que tem aprendido.E em relação a ética não basta só apreender e sim colocar em pratica, ou seja, que a ética não deve ser entendida como ameaça ou obstáculo, mas como alavanca para o sucesso das empresas.

 
At sex. set. 23, 10:24:00 AM 2011, Anonymous Flaviane de Oliveira Santana said...

Pode-se dizer que a ética é o resultado do que aprendemos ao longo da vida e que se origina da educação de nosso caráter, temperamento ou vontade na busca de dar sentido à vida. Já nas organizações, ser ético demanda vontade e competência para tornar as ações empresariais reais e suficientes.

 
At sex. set. 23, 12:43:00 PM 2011, Blogger jusinha said...

A ética se aplica à família, à sociedade e ao estado, promovendo a reflexão crítica da moralidade.
é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, validando ou não as ações humanas.

 
At sex. set. 23, 02:33:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

O significado da ética á a referência a conduta humana em seus atos pessoais e públicos, a ética e definir o outro em suas diferenças, a ética e permanente e serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, a ética e construída por uma sociedade com valores históricos e culturais. A ética e algo que todos precisam ter, a ética e fundamental.

 
At ter. set. 27, 10:50:00 AM 2011, Anonymous Edislene Oliveira said...

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

 
At ter. set. 27, 04:34:00 PM 2011, Anonymous NAIANE GABRIELLE said...

ética é a ciencia que ensina o homem a agir corretamente. A gente nao quer apenas viver, mas viver bem, nao se deve entender esse bem como uma preocupaçao egoista de conseguir valores materiais, senao um aperfeiçoamento moral capaz de integrar a aspiraçao de cada um aos interesses de todos. Deveria ser isso.... respeitar o limite do outro e o seu próprio..

 
At qui. set. 29, 04:00:00 PM 2011, Blogger Alaine Silvia Moreira said...

A moral e a ética propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade. Diante disso nossa felicidade deve ser buscada a cada dia, com as armas que temos que é a honestidade, verdade e o principal que é o respeito ao próximo, pois é diante destas qualidades que é formado nosso caráter. Uma pessoa ética em todas as circunstâcias é uma pessoa rica de caráter, e a felicidade é uma questão de merecimento e consequência perante suas atitudes com o proximo.

 
At sex. set. 30, 10:20:00 AM 2011, Anonymous Edislene Oliveira said...

Já reparou como a palavra ética voltou a fazer parte das conversas corporativas? Escreveu não leu, vem à tona a palavra ética. Seja ético, use de ética em suas relações com fornecedores, são alguns dos mantras que ouvimos nas organizações

 
At sex. set. 30, 02:35:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Oi.....Galera !!!! Que bom encontrar vcs por aqui !!!!

 
At sex. set. 30, 02:36:00 PM 2011, Blogger Gabriela Corrêa said...

Olha a Galera toda reunida aqui !!!!

Olá pessoal......

 
At sex. set. 30, 04:53:00 PM 2011, Anonymous NAIANE GABRIELLE said...

Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.

 
At sex. set. 30, 05:11:00 PM 2011, Anonymous Ludimila said...

A ética hoje e sempre será constituida por uma sociedade com base nos valore históricos e culturais

 
At sex. set. 30, 11:12:00 PM 2011, Anonymous Mary said...

Um comportamento ético somado ao sucesso continuado são indissociáveis.

 
At sex. set. 30, 11:14:00 PM 2011, Anonymous Mary said...

Um comportamento ético somado ao sucesso continuado são indissociáveis.

 
At sáb. out. 01, 10:23:00 AM 2011, Anonymous Ludimila said...

Não tentes se bem sucedido, tenta antes ser homem de valor. E a cosciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.

 
At sáb. out. 01, 12:18:00 PM 2011, Anonymous NAIANE GABRIELLE said...

A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".

 
At sáb. out. 01, 07:17:00 PM 2011, Anonymous Mary said...

Ética expressa os valores da verdade.

 
At dom. out. 02, 05:01:00 PM 2011, Blogger Eduardo de Jesus said...

A pratica ordenada do seu proprio bem,sinonimo de valor da excelencia humana intitulam virtudes necessarias para alcancar o bem supremo de uma sociedade ou grupo,A Ètica.

 
At dom. out. 02, 07:18:00 PM 2011, Blogger Elizabeth Tobias da S. Caetano said...

Em nossos dias os princípios morais e de conduta têm tido desdobramentos imprevisíveis. As pessoas têm se utilizado de uma prática em que argumentam e habilmente em proveito próprio.
É imoral o descompromisso com a profissão, o despreparo técnico de algumas pessoas.

 
At dom. out. 02, 07:33:00 PM 2011, Blogger Elizabeth Tobias da S. Caetano said...

Em nossos dias os princípios morais e de conduta têm tido desdobramentos imprevisíveis. As pessoas têm se utilizado de uma prática em que argumentam habilmente em proveito próprio desconsiderando os verdadeiros princípios de ética. É comum lidarmos com com a falta de moral, com o descompromisso com a profissão e com os colegas. Se sabe que ética, apesar de as veses ser desconsidera, é o grande diferencial do profissional e do ser humano que pretende se estabelecer no mercado e ser resspeitado pelo que é e pelo que faz perante a sociedade de uma forma geral.

 
At dom. out. 02, 10:35:00 PM 2011, Anonymous Ludimila... said...

Existem pessoas e empresas que não estão inteiramente comprometidos com a ética e a moral

 
At dom. out. 02, 10:37:00 PM 2011, Blogger "Quando tudo parecia tão certo.." said...

Ser ético “mais ou menos” não é ser ético. Ser ético com algumas coisas e não com outras não o torna uma pessoa ética.Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. "É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc". Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões... Kátia Ludmilla
Estudante de Administração
Faculdade Anhanguera de Anápolis

 
At dom. out. 02, 10:58:00 PM 2011, Blogger Elizabeth Tobias da S. Caetano said...

Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem alguma limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.

 
At dom. out. 02, 11:00:00 PM 2011, Blogger Elizabeth Tobias da S. Caetano said...

Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todos sem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas, recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem alguma limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.

 
At seg. out. 03, 06:58:00 AM 2011, Anonymous ADRIELE said...

A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter.

 
At seg. out. 03, 06:59:00 AM 2011, Anonymous ADRIELE said...

A ética atualmente é um diferencial nas organizações e na sociedade como diz Robert Henry Srour "Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer."

 
At seg. out. 03, 07:04:00 AM 2011, Anonymous ADRIELE said...

Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. Pessoas afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate certas leis. As vezes as propostas da ética podem parecer justas ou injustas. Ética é diferente da moral e do direito porque não estabelece regras concretas.Ética profissional é refletir sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão e deve ser iniciada antes da prática profissional.

 
At seg. out. 03, 01:23:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At seg. out. 03, 01:24:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

A ética é uma referência para que os indivíduos possam viver em sociedade através de atitudes de julgamentos críticos da moral vigente, tornando-se mais humanos diante da vida cotidiana. A ética se aplica à família, à sociedade e ao estado, promovendo a reflexão crítica da moralidade. Enquanto que a moral regula os valores e os comportamentos de um determinado povo (ou grupo cultural/religioso) em um determinado tempo e espaço, a ética julga a validade da moral.

 
At seg. out. 03, 01:27:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

A ética exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la, modificando-se de forma dinâmica através da história, como um princípio regulador do desenvolvimento histórico, político e cultural. Entretanto, pelo que se observa no cotidiano, a ética, em teoria, não garante o progresso moral das pessoas e dos governantes. Verifica-se no mundo inteiro a publicação de diversas normas, acordos, tratados de intenções, discursos, leis e outros instrumentos que mostram a necessidade e as intenções de harmonizar as relações humanas.

 
At seg. out. 03, 04:05:00 PM 2011, Anonymous KATIA RODRIGUES said...

SER ÉTICO, EM UM MUNDO ONDE O QUE IMPORTA É O QUE SE TEM E NÃO O QUE SE É, SE TORNA CADA VEZ MAIS DIFÍCIL.

 
At seg. out. 03, 04:07:00 PM 2011, Anonymous LAILA CRISTINA said...

PARA ALCANÇAO SUCESSO NÃO EXISTE UMA RECEITA PRONTA, MAS HÁ PRECEITOS QUE SÃO INDISPENSÁVEIS NO CAMINHO DO SUCESSO SENDO UM DELES A ÉTICA.

 
At seg. out. 03, 04:33:00 PM 2011, Anonymous Luciene Rodrigues said...

A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

 
At seg. out. 03, 04:33:00 PM 2011, Anonymous Luciene Rodrigues said...

A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.

 
At seg. out. 03, 04:36:00 PM 2011, Anonymous Luciene Rodrigues said...

Definir o que é um agir ético, moral, correto ou virtuoso é se inscrever numa disputa social pela definição legítima da boa conduta. Da conduta verdadeira e necessária. Avaliar a melhor maneira de agir pode ser visto de pontos de vista totalmente diversos. Marxistas, liberais, mulçumanos, psicanalistas, jornalistas e políticos agem e valoram as ações de maneira diferente. Porém todos eles lutam pela definição mais legitima de uma “boa ação” ou da “ação correta”.

 
At seg. out. 03, 04:37:00 PM 2011, Anonymous Marcos Mendes said...

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

 
At seg. out. 03, 04:42:00 PM 2011, Anonymous Marcos Mendes said...

Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através
do qual o homem tende a realizar o valor do bem

 
At seg. out. 03, 04:44:00 PM 2011, Anonymous Marcos Mendes said...

A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética nos orienta e nos ajuda para uma vida boa

 
At seg. out. 03, 05:27:00 PM 2011, Anonymous Aline Batista said...

Na atualidade, falar sobre ética e um grande desafio. O Brasil vive um momento onde os Valores eticos, de forma geral, tem sido discutidos nos diversos meios de comunicação e na comunidade. Se o escandalos constantes envolvendo personalidades publicas onde se tem colocado a prova os valores de nossa sociedade

 
At seg. out. 03, 05:27:00 PM 2011, Anonymous Aline Batista said...

Na atualidade, falar sobre ética e um grande desafio. O Brasil vive um momento onde os Valores eticos, de forma geral, tem sido discutidos nos diversos meios de comunicação e na comunidade. Se o escandalos constantes envolvendo personalidades publicas onde se tem colocado a prova os valores de nossa sociedade

 
At seg. out. 03, 05:27:00 PM 2011, Anonymous Aline Batista said...

Nos ultimos anos, as empresas tem dado uma atento especial etica Corporativa promovendo debates com os funcionários e chegando, inclusive, a criar um instrumento que esclarece as diretrizes e as normas da organização: O Codigo de etica.

 
At seg. out. 03, 05:28:00 PM 2011, Anonymous Aline Batista said...

Enquanto a etica profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente, a ?tica Empresarial atinge as empresas e organizações em geral.
Isto reflete diretamente nas empresas e nos consumidores de todo o mundo, que estão mais

 
At seg. out. 03, 05:28:00 PM 2011, Anonymous Aline Batista said...

Enquanto a etica profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente, a ?tica Empresarial atinge as empresas e organizações em geral.
Isto reflete diretamente nas empresas e nos consumidores de todo o mundo, que estão mais

 
At seg. out. 03, 08:56:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

A ética hoje, tornou-se altamente importante no traçar de metas e criação de estratégias competitivas, nas organizações. As empresas (pessoas) que adotam este comportamente, estão cada dia mais comtribuindo para um crescimento solido de suas atividades.
Paulo Oliveira - Acadêmico Anhanguera de Anápolis

 
At seg. out. 03, 08:57:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

A ética hoje, tornou-se altamente importante no traçar de metas e criação de estratégias competitivas, nas organizações. As empresas (pessoas) que adotam este comportamente, estão cada dia mais comtribuindo para um crescimento solido de suas atividades.
Paulo Oliveira - Acadêmico Anhanguera de Anápolis

 
At seg. out. 03, 09:02:00 PM 2011, Anonymous Anônimo said...

A existência da ética por si só não traz efeito algum. Sua prática deve ser exercida como modo de vida e aprendizagem nas esferas profissionais e pessoais, que trará efeitos duradouros e de grande peso para a era atual.
Gisele Santos - Acadêmica da Faculdade Anhanguera de Anápolis

 

Postar um comentário

<< Home