domingo, julho 16, 2006

As Três Ecologias

O livro As Três Ecologias de Félix Guattari visa promover a construção de uma visão de mundo fundamentada, ou melhor, transversalizada em novos paradigmas éticos, políticos e estéticos de caráter ecológicos, constituindo-se assim em uma nova disciplina que o autor chama a Ecosofia.
Trata-se, aí, de um esforço para compreender a dinâmica social em escala (macro) mundial, econômica e cultural e (micro) pessoal e intelectual, a partir das "três ecologias", a saber, a ecologia mental, a ecologia social e a ecologia ambiental, pressupondo uma interdependência ontológica entre estas três dimensões.
Considera-se a necessidade de transformação social - de modo geral do sentido da própria existência humana - no contexto destas três ecologias. Esta escola, a Ecosofia, deveria entrar em confronto com a visão cienticista do mundo - aquela que acredita no valor absoluto da verdade e que considera a ciência como que além do bem e do mal, capaz de revelar a verdade última -, na medida em que envolve paradigmas éticos, estéticos e políticos.
As três ecologias deveriam, assim, articular, na forma da heterogênese, um projeto humano, reorientando o sentido da produção de bens materiais e imateriais e constituindo valores ecosóficos em oposição à hegemonia de sentido e de valores propagados pelas sociedades capitalistas.
Deste modo, neste livro, de uma beleza simples e profunda, Guattari se situa na corrente espiritual que coloca a ecologia como uma das mais importantes questões de nosso tempo. A ecologia tornou-se uma questão de uma grandeza tal que, de agora em diante, ela deverá subordinar (logicamente) o conjunto das ciências ao seu primado elementar. De tal modo que, mesmo a maior de todas as ciências, a filosofia, deveria ser também uma "Ecosofia"?

5 Comments:

At dom. out. 02, 04:10:00 PM 2011, Anonymous Juliane Dias said...

Apresenta uma proposta que se
revela cada vez mais pertinente e atual à nossa sociedade, nos sugere
uma reinvenção dos modos de ser coletivos. Em um momento em que há um verdadeiro colapso das relações humanas, sua Ecosofia é muito bem-vinda. Ela consiste numa nova maneira do homem pensar sua relação com o meio ambiente,
com sua sociedade e até mesmo com sua subjetividade.

 
At dom. out. 02, 04:25:00 PM 2011, Anonymous Flaviane de Oliveira Santana said...

A Ética é o mesmo que estabelecer regras a favor da vida. É uma relação de convivência e cuidado uns com os outros e com a natureza. A Ética ecológica é quando respeitamos a natureza, entendendo que somos os zeladores da natureza sendo que pertencemos a ela.

 
At dom. out. 02, 07:34:00 PM 2011, Anonymous Luciana Flávia Valente Souza said...

A vida social do ser humano tem se deteriorado, as redes de parentesco são reduzidas a cada dia, a vida doméstica é suplantada pelo consumo da mídia, a convivência dos casais e das famílias vive uma espécie de padronização de comportamentos e as relações entre os vizinhos não tem expressão. Os governos parecem ter apenas uma consciência parcial dos problemas que ameaçam o meio-ambiente, restringindo-se ao campo dos danos industriais.

 
At dom. out. 02, 07:35:00 PM 2011, Anonymous Wellen Karolyne Almeida Medeiros said...

É importante porque nossas ações não ocorrem por acaso, arbitrariamente, de acordo com algum impulso de momento. É como criar uma relação de convivência e cuidado comigo mesmo, uns com os outros e com a natureza, a Terra, a Água e todo ser vivo.

 
At dom. out. 02, 07:37:00 PM 2011, Anonymous Débora de Castro Oliveira said...

Está na hora de uma postura crítica da relação humana, dos modos de interrelações, é necessário chamar para si a culpa da falência social, cada um deve estar consciente de sua culpa em relação ao todo.

 

Postar um comentário

<< Home